terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Trabalhar muito tempo sentado pode prejudicar a saúde da sua coluna

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Você trabalha o tempo todo sentado? 
Passa horas em uma mesma posição?
Cuidado! 
Você pode estar prejudicando a sua coluna!

A coluna dá sustentação para o corpo e está sempre sujeita a sobrecargas. A OMS mostra que cerca de 6 à 8 pessoas a cada 10 vão apresentar em algum momento da sua vida, quadro de dor de coluna. Essa dor na coluna é nomeada de Lombalgia
A lombalgia pode cometer tanto crianças quanto idosos, porém ela é muito mais prevalente apartir dos 35 anos de idade, acometendo ambos os sexos. 

Algumas das causas são  fatores genéticos, psicossociais, obesidade, fumo, atividades profissionais, sedentarismo ( carência de flexibilidade e força muscular), má postura, síndromes depressivas, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outras.

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Um dos tratamentos para dores na coluna está sendo o Pilates, “O Pilates permite executar exercícios sem a necessidade de esforço físico intenso. É cada vez mais indicado para trabalhar a flexibilidade, o fortalecimento dos músculos, além da respiração e da consciência corporal. É muito diferente dos exercícios praticados em academias de ginástica”.

O Pilates fortalece a musculatura estabilizadora da coluna (Power House), aumenta a flexibilidade, com isso melhora a postura e as dores na coluna. Pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que devidamente orientado por um Fisioterapeuta ou Educador Físico qualificado com experiência no método, o profissional irá realizar uma avaliação postural e desenvolver um plano de tratamento eficaz.

Os exercícios variam de pessoa para pessoa, sendo feito inicialmente com exercícios básicos associados a respiração, evoluindo conforme o feedback de cada um.

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O Pilates é uma forma de tratamento utilizado para reduzir a dor lombar, manter e/ou aumentar a função muscular e sua função, devendo ser aplicado com cautela associado a outros métodos de terapia e não de forma isolada. 


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Pilates para Homens

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Apesar de o público feminino adorar o Pilates, porque ele ajuda a definir o a musculatura do corpo, torneando o abdômen e fortalecendo as pernas e glúteos sem deixá-los com aspecto musculoso demais, ele não é uma atividade exclusivamente feminina.O método foi criado por um homem, Joseph Pilates, e os exercícios e aparelhos se adaptam a diferentes níveis de condicionamento e podem desafiar muito a musculatura masculina, além de também promover a melhora da respiração, aumento  da flexibilidade, controle muscular e equilíbrio. 
A flexibilidade é uma parte essencial no Pilates e é especialmente importante para os homens, que tendem a ter músculos mais rígidos do que as mulheres.
Separamos 5 boas razões para os homens praticarem Pilates:
1 . O Pilates te ajuda a desenvolver grupos musculares diversos, que muitas vezes são negligenciados por outros tipos de atividade física. Alguns de seus músculos, como aqueles que dominam os seus movimentos diários, são mais desenvolvidos do que outros, e uma grande parte dos exercícios do Pilates está voltada em se concentrar sobre os músculos que normalmente não recebem muita atenção .
2 . Melhora  da flexibilidade. Em geral, quanto mais massa muscular você tem, menos flexível que você é. E o foco de Pilates no alongamento ajuda a prevenir lesões e tensões musculares , e aumenta a amplitude de movimento, entre outros benefícios que já mencionamos aqui no blog.
3 . Viver de forma mais consciente. Os exercícios de Pilates exigem que você esteja sempre focado, é preciso que você se concentre o tempo todo na sua respiração, e na execução de cada movimento, por isso após uma sessão de Pilates, você vai se sentir renovado e relaxado.
4 . Ter um sexo melhor. O Pilates fortalece o núcleo do corpo (CORE) e o assoalho pélvico, e os homens que praticam o método têm maior controle desta região do corpo – precisa dizer mais?
5 – Você vai se sentir mais disposto, mais forte, mais resistente e pronto para enfrentar todos os desafios de diferentes aspectos de sua vida.


Fonte: http://haipilates.com/